Quem Somos

Foto 3

Foto 4

05

O Instituto Icaro iniciou suas atividades no ano 2000 na Academia DM, em parceria com um banco público que viabilizou aulas de tênis para 200 crianças de escolas públicas da região. No ano de 2002 o banco encerrou o projeto, mas a academia manteve o atendimento às crianças até que um grupo de pessoas, mostrou interesse em dar continuidade ao projeto e em 2003 foi institucionalizada a entidade Instituto Icaro.

O objetivo principal do instituto é contribuir para o desenvolvimento digno de crianças e adolescentes, através de atividades esportivas, culturais e recreativas de qualidade, as quais proporcionam condições efetivas de melhoria de vida para crianças de famílias de baixa renda.

A idade de ingresso é entre 6 e 8 anos e sua permanência após a quarta série escolar é definida pelo grau de seu envolvimento com o tênis de campo. Após esta fase, as atividades vão se voltando para o aperfeiçoamento esportivo e participação em competições.

As crianças passam por um processo de seleção na escola pública, passam por uma entrevista com os familiares/responsáveis e é realizada a visita domiciliar. As crianças do abrigo social Casa Lar Dona Vera também são atendidas pela associação.

Os três principais objetivos da entidade são:
- Proporcionar o contato com o esporte. Atividades esportivas, além de lúdicas, são extremamente importantes para o desenvolvimento social e formação de caráter de uma criança.
- Proporcionar acompanhamento escolar aliando o esporte às atividades escolares;
- Desenvolver atividades culturais e recreativas e proporcionar aulas de xadrez, idiomas, entre outras.
A melhoria no rendimento escolar das crianças é um resultado aparente, que apresentaram um maior nível de interesse às atividades escolares.

Alguns participantes demonstram habilidades esportivas acima da média e participam de eventos esportivos municipais e estaduais. Diante disso, o instituto criou em 2007 a equipe de rendimento, composta por 20 atletas que treinam 3 horas por dia e possuem grandes conquistas no âmbito estadual e nacional.

O Instituto Icaro atende 150 crianças em sua sede e 330 crianças nas escolas municipais da região. Ao todo 500 crianças e adolescentes são beneficiados pela entidade de forma gratuita.

O maior resultado alcançado pelo projeto é a inclusão social por meio do esporte e o poder de transformação do futuro das nossas crianças e adolescentes.

Assistir Vídeo Institucional